Tratamentos

Quando se fala em tratamento dentário, certamente os aparelhos ortodônticos são os mais lembrados e reconhecidos pelos pacientes. Mas você sabia que existe mais um tipo de tratamento e aparelho?

Eles estão disponíveis em vários modelos e com funções distintas, mas todos os aparelhos ortodônticos têm o objetivo principal de tratar as más oclusões dentárias, realinhar os dentes, melhorar a funcionalidade da arcada e agir sobre a estrutura óssea de sustentação dos dentes.

Assim, cada modelo tem uma finalidade, e as opções atendem diversos perfis de pacientes e com variados preços

Por isso, é cada vez maior o número de pessoas mais velhas que recorrem ao tratamento ortodôntico. Como os modelos mais modernos proporcionam visual agradável, a aceitação do tratamento por pacientes maduros, que já passaram dos 30 ou 40 anos, é crescente.

Além disso, tanto para as crianças quanto para os adultos, o uso de aparelho ortodôntico deixou de ser um tabu para a sociedade, e hoje em dia é possível inserir cores e adornos para facilitar a adesão dos usuários.

E com a evolução da tecnologia usar aparelho hoje em dia não precisa mais ser algo tão desagradável para quem não se sente à vontade de utilizar o modelo metálico. Há opções como o aparelho invisível, por exemplo.

Quer saber mais sobre os tipos de tratamentos e aparelhos ortodônticos? Então continue em nosso texto de hoje, pois falaremos um pouco mais sobre os detalhes ideais para você.

Invisalign

Este aparelho, conhecido no mercado como aparelho invisível, é uma das principais inovações dos tratamentos ortodônticos.

O Invisalign é um alinhador dentário transparente e removível. É um modelo extremamente moderno e eficiente, confeccionado de forma personalizada para cada paciente, com o apoio de softwares e alta tecnologia.

O dispositivo se encaixa perfeitamente na boca e é imperceptível. Ele faz a movimentação dos dentes e pode ser removido no momento das refeições. Com este aparelho, o tratamento se torna mais rápido, mais assertivo, com maior previsibilidade dos resultados, mais higiênico e o paciente não precisa passar por manutenção mensal, reduzindo o número de visitas ao consultório.

É um aparelho confortável e que trata desalinhamentos dentários com agilidade. Apesar de ser um dispositivo mais caro, é importante dizer que o custo-benefício é muito vantajoso para o paciente.

O Invisalign é um alinhador estético, que não causa dor ao paciente e oferece um tratamento até duas vezes mais rápido. Antes de iniciar o tratamento, o paciente já consegue ver uma digitalização 3D, que apresenta o resultado do novo sorriso.

É o alinhador transparente mais avançado do mundo, feito com os recursos mais inovadores da ortodontia. Com um planejamento digital do sorriso, o dentista consegue saber exatamente como serão os deslocamentos dos dentes e os resultados esperados.

Aparelho estético

Este modelo é muito indicado para adultos que desejam tratar o desalinhamento dentário, mas que precisam de discrição.

O aparelho estético também é fixo, mas fica quase imperceptível na boca porque usa bráquetes transparentes, feitos em safira, resina, porcelana ou outro material translúcido, além de borrachinhas brancas. É um dispositivo mais caro.

Aparelho fixo

O aparelho fixo com estrutura metálica e borrachinhas é o modelo mais tradicional e comum, principalmente entre os adolescentes. O dispositivo conta com fios, bandas e bráquetes, responsáveis pela movimentação dos dentes de forma progressiva.

É um tipo de aparelho indicado para o realinhamento dentário, com excelentes resultados e preço acessível. A desvantagem é que este tipo de aparelho exige mais manutenções e consultas regulares com o dentista, a higienização exige mais atenção e pode causar ferimentos na boca.

Aparelho autoligado

O diferencial deste aparelho é que ele não precisa de borrachinhas. O fio ortodôntico fica preso nos bráquetes. É um tratamento mais confortável para o paciente, apesar de o aparelho também ser confeccionado com metal.

Um diferencial importante do aparelho autoligado é que ele torna o tratamento ortodôntico mais rápido.

Aparelho lingual

Este aparelho também é fixo e confeccionado em metal. Também possui bráquetes e fios. O diferencial é que toda essa estrutura fica na parte interna dos dentes, e não na área externa como nos convencionais.

Assim, o aparelho lingual também pode ser chamado de aparelho invisível, garantindo discrição e evitando prejuízos à aparência do paciente. A desvantagem é que a higienização dos dentes se torna mais difícil com este aparelho